A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos

Eventos           Quartas           Mensais           LisboaCon           Noite + Curta...           Calendário

A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos

Tal como outras formas de criação e expressão artística, os jogos de tabuleiro merecem reconhecimento cultural. Tendo em conta esse desejo, queremos promover uma noite em branco de jogos intitulada: A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos.
A ideia é inspirada em outras noites em branco dedicadas à arte, museus, ou outras formas de entretenimento. Mas a força desta iniciativa é a celebração de uma noite em branco de jogos de forma simultânea em diversas cidades de Espanha e Portugal. Deste modo é possível alcançarmos um maior impacto perante a sociedade e os meios de comunicação, impacto esse que não poderíamos atingir de forma isolada.

Esta iniciativa teve origem em Córdoba e Badajoz há alguns anos atrás, tendo sido alargada em 2011 a toda a Espanha. A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos 2011 contou com 20 eventos lúdicos diferentes espalhados por diversas localidades espanholas, através da participação de diferentes associações e grupos, bem como com a colaboração de várias editoras de jogos de tabuleiro.

Em 2012 esta iniciativa realizou-se pela primeira vez não só em Espanha mas também em Portugal.

A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos é uma iniciativa aberta e sem donos, composta por vários eventos onde cada qual tem como único responsável o grupo organizador local. Mas ao mesmo tempo é também um evento global, à escala ibérica, que permitirá criar contactos e sinergias entre todas as pessoas e organizações envolvidas. O conceito é tentar passar a noite inteira a jogar, mas se tal não for possível para um dado grupo, é também possível participar organizando uma tarde/noite de jogos na mesma data. Idealmente, o espírito é o de um evento aberto ao público em geral, dedicado a qualquer tipo de jogos de tabuleiro, embora tais especificidades fiquem a cargo de cada grupo organizador. Que não hajam impedimentos para participar!

Um blog e uma página no Facebook são os pontos agregadores dos diferentes eventos participantes na iniciativa, e onde serão publicadas informações e fotografias.

Pretende-se estabelecer A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos como um evento lúdico anual, a decorrer em data próxima ao início do solstício de Verão (21-22 junho), o qual dá origem ao nome desta iniciativa.

Para que os objetivos de A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos prosperem, é importante a participação de todos. Incentivamos o vosso grupo a organizar uma noite em branco de jogos na vossa localidade. Além disso, este projeto está aberto a todas as propostas e ideias que o ajudem a avançar e a melhorar.

Divulga esta iniciatiava e vem jogar connosco n'A Noite Mais Curta Mais Longa de Jogos!